quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como administrar a papa?

A papa deve ser administrada através de seringa (5ml ou de 10 ml) sempre desinfectada para evitar risco de infecção.


A seringa é cuidadosamente inserida no bico da caturra pelo lado esquerdo do bico (do ponto de vista da caturra) apontando o bico da seringa para o lado direito. Isto fará com que a papa seja absorvida pelo canál  correcto evitando aspiração e asfixia.


Se a caturra não reagir é necessário dar algumas ligeira pancadas com a ponta da seringa no bico (os pais costumam ter este tipo de atitude quando querem alimentar a sua cria).


Se as caturras ficarem com o bico fechado sem o conseguir abrir poderá ser sinal de que adquiriram tétano.


O video abaixo mostra como alimentar correctamente uma caturra bebé. 




Papa para criação

A caturra não deve ser alimentada com papa de criação para outras aves como canários pois há um plano nutricional específico para este animal.

Até às 4 semanas de idade aconselha-se a dar papa de criação específica, eu costumo optar pela "Nutribird A21" pois contem probióticos e ajudam a ave a manter-se saudável.

Para isso e dependendo da idade do animal deve fazer-se uma mistura de 1 parte sólida para 2-3 partes líquidas. 8

O próprio produto vem com uma tabela de referência para as idades correspondentes.

A papa deve ser administrada nas seguintes quantidades:

Idade da caturra         Tempos da refeição        Quantidade 

1-4 Dias                       De 2 em 2 horas             1-2 ml
5-7 Dias                      De 3 em 3 horas             2-3 ml
8-14 Dias                     5 vezes ao dia                4-6 ml
15-24 Dias                    4 vezes ao dia                7-10ml
25-34Dias                    3 vezes ao dia               11-15 ml            
35-44 Dias                   2 vezes ao dia               11-15 ml
45 Dias                         1 vez ao dia                  11-15 ml

A papa deve estar na devida temperatura que compreende os 37-39º

Atenção à temperatura pois se a fórmula estiver demasiado quente poderá queimar o papo apresentando um caso de urgência médica.

A seringa utilizada para alimentar as caturras pode ser adquirida numa farmácia pelo preço apróx. 12 centimos. Deve ser esterelizada em cada refeição para evitar risco de infecção. Poderá ser desinfectada colocando em àgua a ferver ou limpando com algumas gotas de extracto de Grapefruit (pode adquirir-se na loja do Celeiro) que funciona como antifúngico natural que não apresenta riscos de saúde para o animal.

Cada vez que preparar a papa deve ser usada imediatamente para a refeição e não pode ser guardada para uma segudna refeição, reaquecida ou guardada no frigorífico.







Com que idade devo criar a minha caturra?

Existem duas teorias quanto à idade propícia para criação da caturra à mão;

1) A primeira diz-nos que a altura certa para separar a mesma dos pais deverá ser por volta dos 7-14 dias.

2 ) A segunda teoria defende que devemos criar à mão apenas a partir de 1 mês de idade, altura em que as mesmas deverão tentar voar e tornar-se mais autosuficientes.

3 ) Há ainda quem afirme solidamente que as caturras deverão ser deixadas com os pais e manuseadas, diariamente, durante um mínimo de 15 minutos.

Justificações para os três métodos:

1 ) A caturra ficará mais mansa pois ainda é alimentada frequentemente pela pessoa que a adquiriu, as caturras demoram bastante tempo a criar laços de confiança com os seus donos e em idades mais avançadas poderá ser mais difícil obter o mesmo resultado.

2 ) A caturra será mais independente não necessitando de tantas refeições como uma caturra, por exemplo de 10 dias. Os pais ainda têm algum tempo para a educar. A caturra, sendo um animal muito sociável copia os comportamentos dos seus iguais. Nesta altura são necessários menos cuidados para com a caturra que deverá ter penugem mais avançada e portanto não irá necessitar de tanto calor.

3 ) Não tendo as caturras bebés sistema imunitário correm o risco de adoecer muito facilmente se as quisermos criar à mão. Os pais da caturra proporcionam substâncias às crias que fortalecem naturalmente o seu sistema imunitário. As caturras continuam a ser educadas pelos pais e ao mesmo tempo é possível ao ser humano passar algum tempo com elas, ficando mansas na mesma.

A decisão a tomar cabe a cada criador. Eu mesma criei a minha caturra com 12 dias e posso dizer que dá algum trabalho. É comum as caturras bebés apanharem infecções (exemplo da candida) que se irão revelar através da cor esverdeada das fezes e urina amarelada. É necessário monitorizar atentamente as mesmas e administrar um antifúngico assim como fazer consultas ao veterenário para exóticos pois a caturra é efectivamente um animal que cai nesta categoria.