quinta-feira, 19 de julho de 2012

Com que idade devo criar a minha caturra?

Existem duas teorias quanto à idade propícia para criação da caturra à mão;

1) A primeira diz-nos que a altura certa para separar a mesma dos pais deverá ser por volta dos 7-14 dias.

2 ) A segunda teoria defende que devemos criar à mão apenas a partir de 1 mês de idade, altura em que as mesmas deverão tentar voar e tornar-se mais autosuficientes.

3 ) Há ainda quem afirme solidamente que as caturras deverão ser deixadas com os pais e manuseadas, diariamente, durante um mínimo de 15 minutos.

Justificações para os três métodos:

1 ) A caturra ficará mais mansa pois ainda é alimentada frequentemente pela pessoa que a adquiriu, as caturras demoram bastante tempo a criar laços de confiança com os seus donos e em idades mais avançadas poderá ser mais difícil obter o mesmo resultado.

2 ) A caturra será mais independente não necessitando de tantas refeições como uma caturra, por exemplo de 10 dias. Os pais ainda têm algum tempo para a educar. A caturra, sendo um animal muito sociável copia os comportamentos dos seus iguais. Nesta altura são necessários menos cuidados para com a caturra que deverá ter penugem mais avançada e portanto não irá necessitar de tanto calor.

3 ) Não tendo as caturras bebés sistema imunitário correm o risco de adoecer muito facilmente se as quisermos criar à mão. Os pais da caturra proporcionam substâncias às crias que fortalecem naturalmente o seu sistema imunitário. As caturras continuam a ser educadas pelos pais e ao mesmo tempo é possível ao ser humano passar algum tempo com elas, ficando mansas na mesma.

A decisão a tomar cabe a cada criador. Eu mesma criei a minha caturra com 12 dias e posso dizer que dá algum trabalho. É comum as caturras bebés apanharem infecções (exemplo da candida) que se irão revelar através da cor esverdeada das fezes e urina amarelada. É necessário monitorizar atentamente as mesmas e administrar um antifúngico assim como fazer consultas ao veterenário para exóticos pois a caturra é efectivamente um animal que cai nesta categoria.


Sem comentários:

Enviar um comentário